domingo, 31 de março de 2013

MARATONA MESSIER - Mês Global da Astronomia 2013

Que tal explorar os muitos tesouros do famoso Catálogo Messier a partir de sua casa? E ver o maior número possível deles em uma única noite? Isto é chamado de Maratona Messier.

A Maratona Messier não foi inventada por Charles Messier, mas dois astrônomos Americanos nos anos de 1970. Eles descobriram que os 110 objetos do catálogo podem ser vistos em uma noite. A maratona Messier é um verdadeiro desafio para observar todos os 110 objetos Messier em uma noite.

Os objetos observados foram catalogados por Charles Messier (1730-1817). O propósito desse catálogo era ajudar observadores e astrônomos ao listar objetos semelhantes a cometas em aparência, mas que eram fixos no céu. Assim, o catálogo de Messier permitia aos observadores e astrônomos a correta diferenciação de novos cometas, objetos de brilho fraco e transientes no céu, dos objetos fixos.

A observação dos belos aglomerados, nebulosas e galáxias do catálogo Messier será via internet a partir do Programa de Observação Remota. Para observar basta acessar a página do Telescópio Virtual do Observatório Astronômico Bellatrix na Itália no dia 01 de abril a partir das 15 horas. Para observar basta clicar neste link http://www.virtualtelescope.eu/webtv/.

Para maiores informação sobre a Maratona Messier acesse http://messier.seds.org/xtra/marathon/marathon.html. Para saber mais sobre o Catálogo Messier acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_objetos_Messier.

Ótima observação a todos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário