quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ACADÊMICOS DE FÍSICA PARTICIPAL DE SIMPÓSIO DE ASTRONOMIA

Estou repassando na integra a notícia publicada na página da UNOCHAPECÓ sobre a participação dos membros do GEOASO no I Simpósio Catarinense de Astronomia.

Boa leitura.


--


ACADÊMICOS DE FÍSICA PARTICIPAL DE SIMPÓSIO DE ASTRONOMIA






Três estudantes do curso de Física da Unochapecó representaram a universidade no Simpósio Catarinense de Astronomia. Os acadêmicos Julierme Rosa da Silva, Diego Bastiani e Rodrigo Konrath estiveram no Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), em Florianópolis, onde apresentaram trabalhos do Grupo de Estudos em Astronomia da Unochapecó.

O grupo expôs as atividades desenvolvidas nas observações astronômicas realizadas em escolas e municípios da região. Essas atividades, segundo o estudante Diego Bastiani, visam despertar nas pessoas o interesse pela ciência.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA-JBS), vinculado ao IF-SC, nos dias 13 e 14 de julho. Esse encontro, que acontece desde 2001 em Santa Catarina, tem como finalidade aproximar cada vez mais os grupos de astronomia para o desenvolvimento desta ciência, a pesquisa e a observação do céu noturno.

No simpósio foi homenageado o astrônomo catarinense Avelino Alcebíades Alves, que realizou ao longo de sua trajetória mais de 10 mil observações astronômicas. Além da homenagem, o evento contou com palestras e apresentações de associações ligadas à astronomia de todo o estado, que foram prestigiadas por um público de aproximadamente 100 pessoas.

Segundo o acadêmico Diego Bastiani, o simpósio é uma iniciativa importante para o desenvolvimento da astronomia de Santa Catarina. “No encontro tivemos a oportunidade de conhecer novas pessoas e trocar informações a respeito da observação do céu noturno”, complementa. O estudante Julierme Rosa destaca que a participação no evento proporcionou a visualização da condição atual dos estudos em astronomia no Estado: “Pudemos perceber que os organismos que se dedicam a tais estudos dão procedência a eles de maneira autônoma, sem qualquer tipo de apoio”.

De acordo com seu coordenador, professor Paulo Innocente, o curso de Física da Unochapecó procura sempre motivar a participação dos alunos em viagens de estudo e outros eventos externos. “Esse evento foi muito importante para aproximar os universitários com a dinâmica do conhecimento, da pesquisa e da extensão nessa área da ciência”, destaca.


Fonte: Disponível em UNOCHAPECÓ. Acesso 01/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário