quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cometas

Felizmente as observações do GEOA Sigma Octanis começaram a acontecer. Na madrugada do dia 15/01 por volta das 4 horas (Horário Brasileiro de Verão). Eu (Diego) e meu colega Rodrigo saímos em busca de observar os cometas C/2011 L4 PANSTARRS e C/2012 F6 LEMMON.

Na ocasião, o cometa C/2011 PANSTARRS estava localizada na constelação de Coroa Austral, próximo a divisa com a constelação do escorpião. Conseguimos encontra-lo aproximadamente as 5h30min (HBV) com ajuda de um telescópio Dobsoniano Refletor de 153 mm. As primeiras imagens da localização do cometa foram tomas a partir das 5h40min.

 A análise da imagem abaixo foi feita pelo amigo Alexandre Amorim (REA-BRASIL/NEOA-JBS), onde a magnitude do cometa foi estimado em aproximadamente 8.4.

O segundo cometa, C/2012 F6 LEMMON, foi localizado logo em seguida na constelação Centauro, onde nos dias seguintes seguiu em direção a constelação Cruzeiro do Sul. O mesmo telescópio foi utilizado para a localização. As imagens abaixo foram tomadas a partir das 5h55min.


 A análise da imagem abaixo foi feita pelo amigo Alexandre Amorim (REA-BRASIL/NEOA-JBS), onde a magnitude do cometa foi estimado em aproximadamente 7.5.

Mais informações sobre este e outros cometas, métodos de informação e elementos orbitais podem ser encontradas nos links abaixo.

http://www.rea-brasil.org/cometas/11L4.htm
http://www.rea-brasil.org/cometas/12f6.htm
http://www.rea-brasil.org/cometas/prog2013.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário